Assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB discursa em sessão solene na Câmara

23 Outubro 2019

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Crispim Guimarães dos Santos, falou no plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira, quando foi realizada sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Valorização da Família.

Em seu discurso, levou o abraço do bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e destacou a celebração da data e o destaque dado à instituição que é “célula mater da sociedade”.

Padre Crispim recordou a Semana Nacional da Família deste ano, que celebrou os 25 anos da Campanha da Fraternidade sobre a Família. “Da nossa parte, como muitos aspectos da vida social do nosso povo, especialmente os que estão na periferia, temos plena consciência de que nenhuma ação, seja da Igreja, seja do Estado, será eficaz na melhoria dos índices sociais se a instituição familiar continuar a ser menosprezada e atacada como instituição caduca, retrógrada”, pontou.

Para o assessor da CNBB, a família continua a ser chamada “a se aprimorar no amor, no respeito mútuo dos seus membros”. Tais atitudes, sustenta, serão “essenciais para a renovação e construção de uma verdadeira sociedade do bem-estar e de políticas públicas coerentes e capazes de, senão erradicar, ao menos baixar os indicadores alarmantes de violência, as mais variadas, consumo de drogas, comportamentos autodestrutivos”.

A sessão foi proposta pela deputada Chris Tonietto e teve participação de integrantes da Frente Parlamentar Católica, como o deputado Diego Garcia, que presidiu a sessão. Também esteve presente na cerimônia a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.