Inscrições abertas ao Seminário sobre proteção de crianças e adolescentes na Igreja

07 Fevereiro 2020

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Seminário Internacional “Sanando as próprias feridas”, que será realizado na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), de 23 a 27 de abril deste ano. O encontro organizado pela Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) tem como foco a proteção de menores vítimas de abusos sexuais na Igreja.

A proposta desta segunda edição é dar continuidade à discussão iniciada no ano passado sobre os abusos sexuais cometidos por membros da igreja e suas repercussões com um aprofundamento da desta temática, com ênfase em três eixos:

$11.       Escuta e cuidado das vítimas no seu aspecto pastoral, espiritual e psicológico, visando à cura das feridas e a reconciliação;

$12.       Enfrentamento de casos específicos de denúncias e seus aspectos jurídico e canônico;

$13.       Orientação na elaboração de diretrizes para a proteção da criança e do adolescente em cada congregação e ordem religiosa, comunidade nova, movimento eclesial.

O intuito do seminário é de atender o pedido do Papa Francisco de conversão e de promoção de ações concretas, expresso na Carta Apostólica “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo, em latim) – publicada em maio de 2019. O documento apresenta novas normas para combater os abusos sexuais e garantir que bispos e superiores religiosos prestem contas de suas ações.

De acordo com a coordenação do evento, com esta iniciativa espera-se, de fato, contribuir para que as comunidades estejam melhor preparadas para prevenir e ou enfrentar esses fenômenos à luz daquilo que o evangelho e a Igreja orientam.

Em 2019, o encontro reuniu 320 pessoas das coordenações da Fazenda da Esperança de diversos países, religiosos e convidados como psicólogos, advogados, juristas e diversos membros da Clínica ADI-TIP (Abordagem Direta do Inconsciente), de Belo Horizonte (MG).

O seminário vai contar com a assessoria dos membros da Comissão Pontifícia para a Proteção do Menor, Teresa ketelkamp, irmã Kayula Lesa e Nelson Giovanelli; o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel; o bispo de Santo Amaro, dom José Negri; a presidente da CRB, irmã Maria Inês; padre Joel Pralong; Dra. Maria Clara Jost de Moraes e equipe de Psicólogos TIP/ADI; o advogado da CNBB, Hugo Sarubbi Cysneiros; José Evilásio Vieira e Estevão Duarte.