Visita Ad Limina Apostolorum

07 Fevereiro 2020

Entre os dias 26 de setembro e 08 de outubro de 2020 os (Arce)Bispos do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão em Roma, na Itália, para realizar a tradicional Visita Ad Limina Apostolorum. O nome, em latim, significa no limiar, na soleira, na entrada, nos limites (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos Bispos Diocesanos aos túmulos dos Apóstolos.

Carregada de simbolismo a visita é uma tradição salutar e uma graça de Deus que dá oportunidade aos (Arce)Bispos de estarem junto à Sé de Pedro. É como um voltar às fontes, às inspirações originais em tudo o que esses locais significam. Assim como as congregações, institutos, comunidades e grupos diversos que enviam pessoas, ligadas a um certo trabalho ou carisma, para atualizar-se nos locais onde a vida e o carisma iniciaram o caminhar da Igreja.

Essa peregrinação também é uma visita de trabalho, de reuniões e de contatos que os bispos realizam junto à Santa Sé e seus diversos organismos, dicastérios (departamentos), conselhos e comissões pontifícias.

Prevista no código de direito canônico, a visita diz que o diocesano está obrigado a apresentar um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da (Arqui)Diocese que lhe está confiada. Pensando nisso, os (Arce)Bispos se dedicaram à tarefa de preparar um relatório sobre a caminhada de sua (Arqui)Diocese, desde a última visita realizada em 2010. Tal relatório deve ser apresentado ao Santo Padre para que possa tomar conhecimento sobre a realidade de cada Igreja.

A visita poderá ser acompanhada pelo site e redes sociais do Regional Leste 2.