
Pascom Diocese de Ituiutaba
A diocese de Ituiutaba é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de Minas Gerais. A sé episcopal está na Catedral de São José, localizada no município de Ituiutaba.
Cada ser humano tem uma vocação, um chamado especial de Deus para sua vida. Dentro da Igreja encontramos quatro vocações: sacerdotal, religiosa, o matrimônio e o leigo. Hoje vamos entender melhor o que é a vocação religiosa, confira:
A vocação religiosa – homem ou mulher consagrado a Deus – deixa tudo para traz, sua família, seus bens, para, assim como outrora os apóstolos, seguir a Cristo e dedicar sua vida totalmente a serviço da Igreja, em comunidade. Um religioso professa os votos de pobreza, castidade e obediência, e em tudo busca a perfeição de seus atos diante de Deus, ou seja, a santidade.
A vocação religiosa existe desde o início do cristianismo e a Igreja a apresenta de diversas formas: a vida monástica, eremítica, religiosa e a ordem das virgens. Ao longo da história foram surgindo inúmeros institutos seculares e sociedades de vida apostólica, ordens e congregações que sob os mais variados títulos (consagrados aos santos, à Santíssima Virgem ou a Cristo) estão dispostos a ser canal de misericórdia para os fiéis.
São diversos os serviços pastorais que o religioso presta nas comunidades, motivo pelo qual sua presença torna-se tão necessária. Por meio da oração, de missões, da educação e de diversas outras obras de misericórdia, os religiosos vivem plenamente o Evangelho tendo em vista a construção do Reino de Deus.
O Papa João Paulo II expressou na Exortação Apostólica Vita Consecrata que um religioso é uma “pessoa cristeforme” – um prolongamento, na história da Igreja, da presença de Cristo Ressuscitado. Ainda nas palavras desse Papa, a vida consagrada, sua beleza e seu prodigioso trabalho é ação do Espírito Santo. “É Ele [Espírito Santo] que, pelos milênios afora, sempre induz novas pessoas a sentirem atração por uma opção tão comprometedora. Sob a sua ação, elas revivem, de certo modo, a experiência do profeta Jeremias: ‘Vós me seduzistes, Senhor, e eu deixei-me seduzir’ (20,7)” (Vita Consecrata, 19).
Ser religioso é, antes de tudo, viver o céu na terra. É deixar tudo para se entregar ao amor de Deus e ser presença Dele para o outro. É estar disposto a ser sinal da misericórdia de Deus para os que necessitam.
Fonte: Com. Pantokrator