DEDICAÇÃO A BASÍLICA SANTA MARIA MAIOR - NOSSA SENHORA DAS NEVES

04 Agosto 2020

Parte superior do formulário

Santa Maria Maior também é invocada como Nossa Senhora das Neves

A Basílica de Santa Maria Maior de Roma, a mais antiga igreja do Ocidente consagrada à Virgem Maria, onde se deram tantos acontecimentos relacionados com a história da Igreja, especialmente relaciona-se com a definição dogmática da Maternidade divina de Maria, proclamada pelo Concílio de Éfeso.

O povo da cidade de Éfeso celebrou com grande entusiasmo a declaração dogmática dessa verdade, na qual, aliás, acreditava desde sempre. Essa alegria estendeu-se por toda a Igreja, e foi então que se construiu em Roma a grandiosa Basílica. Esse júbilo chega-nos hoje através desta festa em que louvamos Maria como Mãe de Deus

O templo foi construído sob essa invocação no século IV, sobre outro já existente, pouco tempo depois de encerrado o Concílio.

Nossa Senhora das Neves

Santa Maria Maior é também invocada como Nossa Senhora das Neves devido a uma antiga lenda segundo a qual um casal romano que pedia à Virgem luzes para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse erigido um templo, precisamente num lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve.

Isto aconteceu na noite de para 5 de agosto, em pleno verão: no dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica amanheceu inteiramente nevado.

Embora a lenda seja posterior à edificação da Basílica, deu lugar à festa de hoje, que é conhecida em muitos lugares como Nossa Senhora das Neves e a quem os alpinistas a têm por Padroeira.

Em Roma, desde tempos imemoriais, o povo fiel honra a nossa Mãe nesse templo sob a invocação de Salus Populi Romani. Todos acorrem ali para pedir favores e graças, na certeza de estarem num lugar onde sempre são ouvidos. João Paulo II também visitou Nossa Senhora nesse templo romano, pouco depois de ter sido eleito Papa

“Maria – disse o Sumo Pontífice nessa ocasião – tem por missão levar todos os homens ao Redentor e dar testemunho dEle, mesmo sem palavras. Apenas mediante o amor, com o qual manifesta a sua índole de mãe. É chamada a aproximar de Deus mesmo os que lhe opõem mais resistência, aqueles para quem é mais difícil crer no amor (…). É chamada a aproximar todos – quer dizer, cada um – do seu Filho”.

E aos seus pés fez a dedicação de toda a sua vida e de todos os seus anseios à Mãe de Deus, com palavras que nós podemos repetir, imitando-o filialmente:

Totus tuus ego sum et omnia mea tua sunt.
Accipio Te in me omnia;

Sou todo teu, e todas as minhas coisas são tuas.

Sê o meu guia em tudo” .

(João Paulo II, Homilia em Santa Maria Maior, 8-XII-1978).